- advertimos que só o médico deve estabelecer o tratamento para cada diabético. Muitas das informações e notícias para que direcionamos não tem reconhecimento médico-científico pelo que devem ser tidas com cuidado -       diabéticos bem informados é meio caminho para serem bem tratados divulgue diabéticos - Algarve
Quarta-feira, 12 de Setembro de 2007

Diabéticos em movimento

Vinte e seis diabéticos portugueses partem a 29 de Setembro para Marrocos, onde vão «desafiar a doença» escalando a montanha Toubkal, com 4.167 metros de altitude, disse hoje à Lusa um dos responsáveis pela expedição

Paulo Madureira, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), afirmou que um dos principais objectivos desta «aventura» é alertar as pessoas para a importância do exercício físico para prevenir e combater a diabetes.

Esta doença tem no sedentarismo um dos principais factores de risco.

«Esta é uma mensagem que é repetida vezes sem conta mas que parece que nem sempre é ouvida. Por isso, desta vez, vamos trocar a teoria pela prática. Em vez de falarmos em exercício físico, vamos fazê-lo para o terreno, para tentar acordar as pessoas para os riscos de uma vida sedentária», salientou.

Na expedição vão participar 26 diabéticos, dos tipos 1 e 2, com idades compreendidas entre os 15 e os 46 anos, que serão acompanhados por profissionais de saúde e alguns jornalistas, num total de 34 pessoas.

Paulo Madureira disse que apenas um décimo destas pessoas sofre da diabetes tipo 1, também conhecida como diabetes insulino-dependente e que «aparece sem qualquer razão comprovada cientificamente e sem que a pessoa tenha feito o que quer que seja para ela aparecer».

As restantes sofrem da diabete tipo 2, não insulino-dependente, que tem como principais causas uma alimentação incorrecta e uma vida sedentária, com pouco ou nenhum exercício físico.

A partida para Marrocos está marcada para dia 29, pelas 09:00 horas, no Aeroporto da Portela, em Lisboa, devendo a subida ao Toubkal começar no dia seguinte, estando previsto que demore três dias.

Como «para baixo todos os santos ajudam», diz Paulo Madureira, a descida será bem mais rápida, prevendo-se que seja cumprida num dia e meio.

O Toubkal é o pico mais alto da Cordilheira do Atlas e do norte da África, situando-se a cerca de 63 quilómetros ao sul da cidade de Marraquexe.

«O nosso maior desejo é chegarmos ao cume do Toubkal e mais uma vez provarmos que somos capazes de vencer todos os desafios a que nos propomos, independentemente dos obstáculos que a doença nos coloca», sublinhou Paulo Madureira, um jovem diabético de 22 anos.

Lembrou que nesta odisseia, apadrinhada pelo alpinista João Garcia, estava prevista a presença de um diabético de 73 anos, que no entanto teve que cancelar a sua participação devido a outros problemas de saúde «não relacionados com aquela doença».

Segundo a AJPD, a diabetes afectará, por todo o mundo, cerca de 194 milhões de pessoas e é a quarta causa de morte nos países desenvolvidos.

Em Portugal, estima-se que a doença atinja cerca de 650 mil pessoas.

Diário Digital / Lusa


 

 

veja mais sobre esta escalada no: 


 

Crianças e jovens diabéticos, açoreanos, em viagem de desmistificação (clik para saber mais).

por temas::
publicado por Raul Coelho às 08:01
link do post | comentar | favorito
      Dê a conhecer aos seus amigos diabéticos - Algarve

>IR PARA:

>pesquisar

 

>arquivos

>por temas:

> "aedmada"

> "algarve"

> "diabetes"

> "dietas"

> "informação"

> "notícias"

> contacto

> todas as tags

>IR PARA:

>Março 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

>todos os artigos (posts)

> AEDMADA - Reunião Ordinár...

> FreeStyle Freedom Lite

> Acompanhamento do doente ...

> bombas de insulina

> ...

> 14 de Novembro

> Assembleia Geral da AEDMA...

> Jovens Diabéticos

> cerca de 10% dos portugue...

> Cirurgia é a nova arma co...

> automonitorização

> notícias

> as últimas notícias da se...

> Associação para o Estudo ...

> notícias

> relação de ligações a inf...

> “A alimentação de um doen...

> a vitamina D

> Bloquear um gene pode ser...

> investigação

> o consumo de ginjas poder...

> novo medicamento

> vacina contra a gripe

> diabéticos em movimento

> meninos gordos

> o Aspartame

> novas

> os tipos da Diabetes

> Avandia

> Ministro da Saúde desment...

> Diabéticos em movimento

> o que hoje apareceu na ne...

> o nosso contacto

> As primeiras notícias no ...

> divulgue este blog

>subscrever feeds